Plano de Aula sobre Linguagem verbal e não Verbal

13-01-2011 22:57

 

1) Identificação

Escola

Colégio Estadual Coronel Pillar

Série/turma

2º ano / Ensino Médio

Disciplina

Língua Portuguesa

Professor(a)

Juliana Melo, Luana Iensen, Marta Schutz, Mateus Klesener e Tamiris Prass.

Número previsto de aulas

2 aulas

 

2) Conteúdo/assunto

Estudo da leitura através da linguagem verbal e não verbal

 

3) Objetivos

·         Interpretação do texto verbal e não verbal;

·         Aprimorar a capacidade de produção escrita;

·         Reconhecer os gêneros lidos;

·         Levantaros conhecimentos prévios do aluno.

 

 

4) Metodologia/procedimentos e recursos didáticos

4.1 Introdução: Promoveremos uma conversa (exposição de opiniões) sobre a utilização de textos verbais e não verbais para prender a atenção do leitor de um livro, revista, site, outdoor, etc.

4.2 Desenvolvimento: O conteúdo será desenvolvido através da leitura e interpretação de um texto, explicações teóricas e exercícios.

 

No primeiro momento, os alunos farão leitura silenciosa e, posteriormente, em voz alta.

 

Em seguida, será realizada uma discussão sobre a organização linguística do texto, retomando conceitos de coesão e coerência textual.

 

Por fim, serão realizadas atividades de interpretação.

 

4.3 Síntese integradora: A aula será concluída com atividade de produção textual. Nesta, os alunos receberam imagens (de jornais, revistas, sites..) com o cotidiano deles (referente à escola, dinheiro, viagens, namoro, família...) e deverão produzir um mini-conto a partir dessas imagens. Os trabalhos serão trocados entre os alunos para uma leitura e uma verificação se o texto realmente condiz com a proposta.

 

 

5) Bibliografia

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio. Brasília: MEC/SEF, 2000.

BUNZEN, C; MENDONÇA, M. Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola, 2006.

CEGALLA, Domingos P. Novíssima gramática da língua portuguesa. 48 ed. rev. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008.

INFANTE, Ulisses. Curso de gramática: aplicada aos textos. São Paulo: Scipione, 2005.

MAZZAROTTO, Luiz Fernando; LEDO, Teresinha; CAMARGO, Davi. Redação: gramática e literatura: aprenda a elaborar textos claros, objetivos e eficientes. 2 ed. São Paulo: DCL, 2008.