Plano de Aula sobre Linguagem verbal e não Verbal
1) Identificação |
|
Escola |
Colégio Estadual Coronel Pillar |
Série/turma |
2º ano / Ensino Médio |
Disciplina |
Língua Portuguesa |
Professor(a) |
Juliana Melo, Luana Iensen, Marta Schutz, Mateus Klesener e Tamiris Prass. |
Número previsto de aulas |
2 aulas |
2) Conteúdo/assunto |
Estudo da leitura através da linguagem verbal e não verbal |
3) Objetivos |
· Interpretação do texto verbal e não verbal; · Aprimorar a capacidade de produção escrita; · Reconhecer os gêneros lidos; · Levantaros conhecimentos prévios do aluno.
|
4) Metodologia/procedimentos e recursos didáticos |
4.1 Introdução: Promoveremos uma conversa (exposição de opiniões) sobre a utilização de textos verbais e não verbais para prender a atenção do leitor de um livro, revista, site, outdoor, etc. |
4.2 Desenvolvimento: O conteúdo será desenvolvido através da leitura e interpretação de um texto, explicações teóricas e exercícios.
No primeiro momento, os alunos farão leitura silenciosa e, posteriormente, em voz alta.
Em seguida, será realizada uma discussão sobre a organização linguística do texto, retomando conceitos de coesão e coerência textual.
Por fim, serão realizadas atividades de interpretação.
|
4.3 Síntese integradora: A aula será concluída com atividade de produção textual. Nesta, os alunos receberam imagens (de jornais, revistas, sites..) com o cotidiano deles (referente à escola, dinheiro, viagens, namoro, família...) e deverão produzir um mini-conto a partir dessas imagens. Os trabalhos serão trocados entre os alunos para uma leitura e uma verificação se o texto realmente condiz com a proposta.
|
5) Bibliografia |
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio. Brasília: MEC/SEF, 2000. BUNZEN, C; MENDONÇA, M. Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola, 2006. CEGALLA, Domingos P. Novíssima gramática da língua portuguesa. 48 ed. rev. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008. INFANTE, Ulisses. Curso de gramática: aplicada aos textos. São Paulo: Scipione, 2005. MAZZAROTTO, Luiz Fernando; LEDO, Teresinha; CAMARGO, Davi. Redação: gramática e literatura: aprenda a elaborar textos claros, objetivos e eficientes. 2 ed. São Paulo: DCL, 2008. |